sexta-feira, 20 de agosto de 2010

História da comida: Com sal!

.por Cozinhando Em Português, quinta, 19 de agosto de 2010 às 21:00.

Quando nos referimos a algo que não tem graça, que seja desinteressante, costumamos dizer que é "sem sal!". Fazemos isso porque entendemos que o sal é responsável por destacar o sabor dos alimentos. É verdade, devido a uma série de reações químicas o sal produz um efeito que facilita o reconhecimento de determinados sabores por nossas papilas gustativas. (Tá muito técnico isso...) Mas não é só isso, nosso corpo necessita do sal para que possa emitir corretamente os impulsos elétricos que movem nosso corpo. (Continua técnico!!!) Porém, quem descobriu isso? Infelizmento a descoberta não foi registrada em nenhuma associação científica conhecida. Nos resta especular.(Ufa! Finalmente algo mais lúdico...)

O bicho homem é curioso por natureza, tudo quer saber, tudo quer tocar! Quem nuna escutou de sua mãe: "olhar é com os olhos!" Só que é tão melhor tocar...!!! Bom, é possível que daí, dessa curiosidade inesgotável que temos, que as alquimias gastronômicas foram sendo descobertas. Assar farinha com água e fazer o primeiro pão, talhar o leite e criar o primeiro queijo, fermentar um tubérculo e embebedar-se pela primeira vez. Assim deve ter passado com o uso do sal. Como, porque, onde, quem???? Perguntas sem tempero, que só fazem salgar nossa curiosidade! Então, imaginemos assim: após o desenvolvimento da agricultura e da criação de animais, o homem primitivo (aquele lá do Neolítico...), que já dominava o fogo, passa a ter mais tempo para observar o seu meio, com mais curiosidade que medo. Passa a perceber que os animais recorrem constantemente a determinadas fontes de água, nem sempre as mais limpas. Um dia, cheio de desejo pelo conhecimento, dirige-se à dita fonte de água, prova-a e tem uma reação espantosa! Que é isso? Pensa ele em seu pensar gutural. Mas como não nos contentamos com uma "provinha" volta a beber daquele líquido raro. Não entendia ele, mas bebia água salgada, vinda do mar ou de alguma salina futuramente explorada por assírios, romanos ou portugueses. Os animais tabém necessitam de sal, mas o buscam naturalmente, em águas salgadas ou em plantas ricas em sódio.

Foi o que bastou, começamos cozinhando tudo em água salgada, mas com o tempo descobrimos maneiras de secar a água e fazer proveito do pó que formava, assim como das pedras de sal aglomeradas em regiões distintas no mundo.

O sal foi fundamental para conservar os alimentos, como o charque e o bacalhau. Também serviu como moeda e até foi o responsável pela origem do SALário (salarium). Movimentou mercados, criou rotas de comércio, provocou guerras e foi motivo de monopólios. E, às vezes, até a conta é salgada!

Com moderação, o sal é o principal tempero em uma cozinha.

2 comentários:

  1. que interessante!! :) por acaso já me tinha interrogado sobre estas questões, é verdade... gostei do seu blogue!
    bju

    ResponderExcluir
  2. Oi Nerina!
    O seu blogue é interesante demais!
    Eu lamento muito nao ficar perto de La Plata Tenha certeza que eu estaria nas suas aulas cozinhando em portunhol (cada um faz o que pode).

    Um forte abraço de uma que só cozinha em espanhol, mais gostaría de cozinhar também em português

    ResponderExcluir